Palestrantes

Saïdou Madougou

Doutor em Física pela Universidade de Toulouse III, Diretor da Escola Normal Superior da Universidade Abdou Moumouni de Niamey (Níger). Diretor do Programa Regional Interinstitucional para a Qualidade de Educação na Áfica do Oeste (PRIQUE) e Diretor do Centro Africano de Excelência para o processo Inovador de Ensino-aprendizagem de Matemática, Ciências Físicas e Ciências da Vida e da Terra na África Subsaariana.

Johana Contreras

Psicóloga educacional pela Pontificia Universidad Católica de Chile e Doutora em Sociologia pela Universidade de Bordeaux, França. Pesquisadora de pós-doutorado no MIDE UC Measurement Center, Pontificia Universidad Católica de Chile. Seus interesses incluem avaliação educacional, políticas educacionais, comparação internacional de sistemas escolares e sociologia da experiência.

Carolina Esther Kotovicz Rolon

Doutora em Sociologia pela Universidade de Bordeaux. Foi consultora da Unesco para o Relatório de Monitoramento Global da Educação em inclusão escolar das populações de campo e realizou uma pesquisa para a Unicef sobre a transparência e o controle social do gasto municipal em educação. Atualmente, é pesquisadora na área de Educação da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizando o acompanhamento e análise das metas do quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável e do Plano Nacional de Ensino.

Henrique Zeferino de Menezes

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas: UNESP, UNICAMP, PUC-SP; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); e bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do INCT para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU). Atua principalmente com os temas: economia política internacional e política externa; desenvolvimento econômico e propriedade intelectual.

José Edmilson de Souza Filho

Atualmente é Gerente SMS da PBGÁS (Formação e experiência : Eng. Eletricista - UFCG, Eng. Segurança do trabalho – UFPB, Perito, auditor e gestor Ambiental – IpoG, Eletrotécnico - Antiga ETFPB, Diretor da Ambientec, Perito do TRT 10 e 13 Região, Professor de diversas pós graduações na área de eng. de segurança do trabalho, Consultor do start up Tradenergy).

Felippe Barbosa Gomes

Graduado em Ciências Biológicas (UEPB) Mestre em Inovação Terapêutica (UFPE) Professor de genética e biologia molecular da UNIFACISA Diretor técnico executivo da Congenitus Consultoria Genética

Dalane Loudal Florentino Teixeira

Farmacêutica - bioquímica Direção técnica do LACEN-PB

Fernando Henrique Antunes de Araujo

Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada - UFRPE.

Professor do IFPB

Joelma Souza

Doutora em Ciências pelo CPqAM/FIOCRUZ com ênfase em Imunologia e Virologia. Mestre em Bioquímica e Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em ensino superior nas disciplinas de Imunologia Básica e Clínica, Exames Hematológicos, Metodologia da Ciência e Trabalho de Conclusão de Curso, Instrumental de Laboratório e Estágio Supervisionado em Biomedicina. Atualmente é docente da disciplina Imunologia pelo Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde coordena o Laboratório de Imunologia, bem como é Vice-chefe de departamento. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imunologia Humana-GEPIH e lidera o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Biotecnologia e Saúde. Membro do Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFPB. É coordenadora e docente do módulo Mecanismos Gerais de Defesa pelo CCM/UFPB. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Imunologia, Imunohematologia, Hematologia, Biologia Molecular, Biotecnologia e Imunoinformática, com ênfase no diagnóstico molecular, imunológico e virológico de arbovírus; Imunopatologia da Dengue e Mapeamento de Epítopos Reativos de Células T e B, Imunopatologia na Esquistossomose Mansônica Humana, Imunopatologia da Tuberculose. Em Análises Clínicas, tem experiência nos setores de Imunologia, Hematologia e Imunohematologia

Mediadoras

Geovânia da silva toscano

Professora Associada I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Doutora (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-Doutorado na UNESP/Araraquara/SP. Atualmente é pesquisadora do Grupo Universitas/Brasil, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Educação Superior/UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e sociedade, extensão universitária, ensino superior, cultura e sociedade, ensino de sociologia, juventude, educação política, ensino médio, memória, meio ambiente e sociedade, saúde e sociedade.

Maria Angélica Ramos da Silva

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2004), mestrado e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Realizou estágio internacional durante o doutorado na Universidade Federico II, em Nápoles - Itália em 2011. Posteriormente, foi pesquisadora bolsista da Universidade Federal de Pernambuco (2012 - 2014) em seu período de pós-doutorado. Atualmente, é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente no seguinte tema: investigação da biologia e diversidade do papilomavírus.