Vida em chamas: Deterioração do Pantanal

ods 15

NOME DO PROJETO: Vida em Chamas: Deterioração do Pantanal

INTEGRANTES: Ana Alice, Ana Beatriz, Cecília de Melo, Izabelly Fernanda, Mariana Ferreira, Mithaelly Maria, Nayane Freitas, Pedro Henrique, Rebeca Martins

ORIENTADOR: Thiago de Almeida

RESUMO DO PROJETO

O trabalho trata sobre o alcance do Objetivo 15 proposto pela Agenda 2030: "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade". Tal objetivo é de extrema importância, pois, conforme a Agenda, a vida humana depende tanto da terra quanto do oceano para a nossa subsistência sustentável. E os serviços fornecidos pelos ecossistemas terrestres, em especial pelas florestas, oferecem muitos benefícios para todos nós, como: a realização da fotossíntese que libera oxigênio; os recursos naturais; ar de boa qualidade; garantia de água em quantidade e qualidade; e a proteção contra desastres naturais. Em particular, as florestas representam 30% da superfície terrestre e cumprem uma série de funções vitais para a humanidade, incluindo o fornecimento de bens (como a madeira) e serviços (como os habitats) para a biodiversidade, sequestro de carbono, proteção costeira e conservação do solo e da água. Dessa forma, é essencial analisarmos a questão e, através desse estudo, visamos contribuir com discussões e informações a respeito do objetivo, abordando a importância de se preservar a terra, as consequências do desprezo pela vida terrestre, e alguns males que assolam as florestas brasileiras, como a degradação do solo, incêndios e queimadas que prejudicam a fauna e a flora, com enfoque no bioma do Pantanal, além de fornecer dados importantes que retratam o cenário de desvalorização ambiental vigente. Assim, a partir da exposição por meio de infográfico sobre o assunto pautado, esperamos sensibilizar e conscientizar os leitores sobre a relevância e o impacto do tema, incentivando a consciência coletiva e a iniciativa de atitudes altruístas.

Palavras-chave​: Florestas; Importância; Queimadas; Pantanal; Infográfico.

vida em chamas-1.pdf
vida em chamas-2.pdf
vida em chamas-3.pdf

OBS:

Para uma melhor visualização, amplie a imagem (Zoom In);

Se estiver pelo smartphone, visualize pressione o + ao lado da lupa;

Se seu dispositivo não conseguir acessar por conectividade limitada, toque em Abrir, ao lado do nome do arquivo e selecione seu e-mail.