ECO FASHION

ODS 12

NOME DO PROJETO: Eco Fashion

INTEGRANTES: Alan Regis, Ana Beatriz, Emily Gabrielle, João Vitor, Kauany da Costa, Kayllane dos Santos, Letícia Duarte, Lucas Targino, Luis Fellipe, Maria Eduarda, Mickael Wesley, Nirielly Silva, Samuel Dias, Samuel Nicollas, Vitor Soares, Yasmim Thayanne

Orientadora: Ana Maria Barbosa

RESUMO DO PROJETO

A moda está presente de forma muito intensa no cotidiano das pessoas, corriqueiramente escuta-se que algo saiu de moda, ou que algo está na moda novamente, até mesmo daqueles que dizem que não entendem nada a respeito, porém a indústria da moda não está sob tantos holofotes quanto as específicas tendências, e essa apresenta um tipo de produção totalmente insustentável, alimentada por um consumismo baseado no lançamento de tendências periodicamente. Partindo desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal a construção de um material de cunho informativo em formato de revista digital que aproxima o leitor da temática através de uma leitura simples e didática, cheia de dicas e recursos visuais distintos. A construção da revista foi marcada pelas seguintes etapas: 1 - definição das matérias; 2 - escolha do designer; 3 - Construção das matérias e escolha dos instrumentos. Foram construídas matérias sobre os impactos causados pela indústria da moda, sobre o conceito de moda sustentável, sobre brechós, sobre dicas de aplicativos e de customização de roupa, além de entrevistas com blogueiras que optam pela moda sustentável e donas de estabelecimentos como brechós. Para realização das entrevistas foi utilizado o questionário como instrumento e o mesmo foi aplicado através das mídias sociais, como Instagram e Whatsapp, com o objetivo de obter respostas sobre experiências, opiniões e vivências das pessoas que vivem em prol da sustentabilidade. A revista construída apresenta matérias a respeito dos impactos causados pela indústria da moda, tanto da perspectiva do meio ambiente quanto da mão de obra, dá dicas de aplicativos úteis para as pessoas se informarem sobre os processos e de customização de roupa, além de possibilitar a leitura de entrevistas riquíssimas com blogueiras que optaram pela moda com responsabilidade social. Por fim, considera-se importante a criação de mais conteúdos que permitam aproximar a população da determinada temática a fim de proporcionar a reflexão sobre os hábitos de consumo e sobre as formas de produção.

Palavras-chave: Moda; sustentabilidade; material digital.

revista Eco Fashion (4) (1).pdf

OBS:

Para uma melhor visualização, amplie a imagem (Zoom In);

Se estiver pelo smartphone, visualize pressione o + ao lado da lupa;

Se seu dispositivo não conseguir acessar por conectividade limitada, toque em Abrir, ao lado do nome do arquivo e selecione seu e-mail.